É um sistema natural de equilíbrio energético. Ocorre a partir da imposição das mãos de um reikiano devidamente habilitado para ser canal do processo terapêutico.
A energia Reiki é feita de força vital e guiada pela mais alta inteligência cósmica. Tem fluência própria e atua de acordo com a necessidade do corpo físico do receptor. É um método vibracional utilizado de forma integrativa para a recuperação da saúde física, emocional e espiritual.
O Reiki utiliza a força da energia Universal Rei, atuando não somente nos sintomas, mas na causa do conflito do desequilíbrio do corpo físico/emocional/espiritual. A saúde é atingida por meio da homeostase – equilíbrio do estado natural de harmonia da energia KI.
REI – energia universal – refere-se à parte espiritual, à essência energética cósmica. É a energia sutil que está em todos os seres vivos. No corpo físico essa energia atua como harmonizadora, nutridora, curativa, orientadora e criadora, conforme a necessidade da situação.
KI – energia vital física que nutre os órgãos e células do corpo, sustentando as suas funções vitais. Ao ser interrompido ou reduzido esse fluxo natural de energia vital, a atividade dos órgãos e tecidos do corpo físico ficam comprometidas, levando o indivíduo a desenvolver problemas de saúde. Diferentes palavras descrevem a energia vital do corpo físico. Os japoneses a chamam de Ki, os chineses chamam essa energia de Chi, já para os hindus é Prana, entre muitos outros.
É um método de origem oriental. Em virtude das recentes descobertas do senhor Franck Arjava Petter, sabe-se mais a respeito do Reiki. O fundador do método Usui de Reiki é Mikao Usui, conhecido no Japão como Usui Sensei.
Segundo as investigações de Frank Arjava Petter, reveladas no seu livro em parceria com Walter Lübeck e William Lee Rand, “The Spirit of Reiki”, Usui, quando era jovem, estudou Kiko, a versão japonesa do Chi Kung (uma arte oriunda da China que melhora a saúde por meio de meditação, exercícios de respiração e exercício em movimento), num templo de Budismo Tendai, no Monte Kurama, Norte de Kyoto.
Segundo William Lee Rand (no mesmo livro), Usui viajou, depois, por todo o Japão, China e Europa em busca de conhecimento nas áreas da medicina, psicologia, religião e desenvolvimento espiritual. Numa dessas etapas juntou-se a um grupo designado Rei Jyutu Ka, quando a sua formação acerca do mundo espiritual foi fortificada. Todo o intenso e continuado interesse no conhecimento teria criado as fundações da incrível bênção que deixou à humanidade.
A sua formação e clareza mental ajudaram-no a conseguir um emprego como secretário de Shinpei Goto, então responsável de um Departamento de Saúde e Bem-Estar, e, mais tarde, presidente de Kyoto. Depois de alguns percalços na vida pessoal e um conflito interno muito grande, Mikao decidiu recolher-se por um período junto a natureza para meditar e reconhecer o que estava acontecendo. Foi para o monte Kurama, onde tinha estudado Kiko, e lá permaneceu jejuando e meditando por 21 dias.
Essa foi uma experiência de Satori (Iluminação), em que aprendeu a forma correta de utilizar a energia vital (Ki) para a cura sem ficar desvitalizado. Usui aplicou, então, a energia em si próprio e depois em sua família. Mikao Usui desenvolveu o sistema de Reiki para que as pessoas dispusessem de um método simples para se religar com sua espiritualidade interior.
A realização mais notável de Mikao Usui foi inspirar-se em todas essas práticas, algumas das quais exigiriam em torno de 20 anos para serem aperfeiçoadas por uma pessoa comum, e, a partir delas, criar um sistema de aplicação de Reiki acessível a todos. Nunca foi sua intenção original enviar um sistema de cura para o mundo. A cura com as mãos era apenas um aspecto das suas ideias iniciais, as quais foram influenciadas por diversos sistemas de crença e filosofias tradicionais. Também parece evidente que Usui simplesmente não pretendia ensinar um sistema de cura, mas, sim, um sistema holístico que poderia levar o seguidor a um caminho para a iluminação.
Em Tóquio, no ano de 1923, houve um grande terremoto que devastou a cidade. Mikao começou a atender o maior número de pessoas que conseguia, no entanto a demanda era muito grande e, assim, ele expandiu a clínica e construiu um centro de atendimento em Kakana onde formou 16 professores. A sua reputação como curador ganhou grande reconhecimento e ele foi premiado pelo governo japonês por fazer trabalhos honrados em prol do bem coletivo. Mikao sofreu um derrame, ainda exercendo o seu trabalho, e morreu em 9 de março de 1926.
Alguns nomes que não podemos deixar de mencionar, que são importantes para o estudo e disseminação do conhecimento do Reiki, são:
Chujiro Hayashi – conheceu o doutor Mikao Usui e, por ser jovem e já aposentado, passou a viajar com ele, acompanhando-o em seu trabalho de cura e ensinamentos. Hayashi foi um dos mais devotos alunos de Mikao, tendo se envolvido profundamente com a prática do Reiki e recebido todos os ensinamentos.
Hawaio Takata – uma jovem que recebeu Reiki em um tratamento de saúde e não compreendia como aquela energia fluía pela mão de quem a atendia. Resolveu, então, aprender Reiki. Ela tratou muitos casos diferentes com sucesso e aprendeu que para tratar o efeito seria preciso remover a causa. Em 1970 a senhora Takata começou a iniciar mestres de Reiki e foi a responsável pela disseminação do Reiki no Ocidente.
Somente em 1998 o Reiki chega ao Brasil por intermédio de Claudete França.
Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética vibracional que mantém e recupera a saúde.
É um método de equilíbrio da totalidade do ser. A palavra Reiki é de origem japonesa e significa a fusão da energia universal com a força vital de cada ser. Pode ser definida como força energética que atua na matéria. O Reiki propicia aumento da intuição, fazendo com que, em diferentes situações, tomemos decisões mais acertadas, pois aumenta a conexão com a sabedoria interior que parte do centro cardíaco – o coração.
REIKI – este ideograma pode ser traduzido como: “chuva espiritual que, por intermédio do homem que se encontra entre o céu e a terra, traz a energia vital (ki), fartura, felicidade e infinitas bênçãos.”
Para tratamento de saúde física, energética e espiritual. A ação do Reiki acontece além da mente consciente. O cliente não precisa se esforçar ou concentrar-se para receber os benefícios terapêuticos. De forma inconsciente, as duas energias (REI – KI) encontram-se e agem para a unicidade, para o melhor bem.
Ao nascer o homem recebe o fluido vital, e pode ser considerado imagem e semelhança de Deus, apesar de já trazer alguns traços genéticos em sua essência. Ele é dotado do livre-arbítrio e pode estar sempre fazendo as correções dessas distorções, o que chamamos, hoje, de epigenética. O campo energético e vibracional do homem é amplamente afetado de acordo com suas escolhas e modo de viver. A energia Reiki auxilia e expressa a centelha divina de forma coerente e equilibrada. Ela serve para o bem-estar físico, emocional e energético/espiritual.
O Reiki possui como instrumentos vibracionais os símbolos, que precisam ser desenhados ou mentalizados de forma correta por um reikiano para que eles possam desempenhar sua função. Para cada nível de energia existe um símbolo que pode ser utilizado. Embora não precise estar em estado meditativo para ativar e acessar os símbolos, eles só funcionam a partir da sintonização realizada por um mestre habilitado.
A união dos mantras (sons energéticos) com os yandras (desenhos energéticos) pode ser considerada interruptora para acionar o campo energético. Sabe-se que o Sensei Usui, quando desenhava os símbolos do Reiki, utilizava seu dedo indicador pela ligação existente com o elemento ar e, consequentemente, com o Chakra Cardíaco (do amor incondicional).
São muitos os benefícios do Reiki. O Reiki é um método simples e de fácil acesso que pode ser utilizado nos tratamentos de saúde física e emocional, tornando a mente clara e restabelecendo a ligação com a verdade da expressão da alma. A metafísica considera que um indivíduo saudável é aquele que se encontra na dimensão disseminando a mensagem para a qual ele foi criado, ou seja, quanto mais alinhado estiver o estilo de vida com os preceitos da alma, mais a saúde física vai reverberar.
Não tem caráter religioso tampouco filosófico. É isento de crenças e tabus. Não utiliza talismãs ou outros instrumentos. Trata-se da integridade do ser. A energia não é manipulada e nem uma técnica mental. As pessoas que recebem e utilizam Reiki com frequência percebem rapidamente o aumento da energia vital.
O Reiki põe-nos em contato com a fonte e com o “todo” da força Universal, auxiliando, especialmente, nas situações físicas, mentais ou emocionais que se encontram com bloqueios energéticos. Ao ligar-se ao “todo” a energia corpórea flui e nós sentimos bem-estar, leveza, alegria e paz. Por meio da técnica do Reiki é possível realizar o alinhamento e o equilíbrio energético dos centros de forças (chakras).
Existem vários tipos de Reiki. É importante que não só o terapeuta, mas também a pessoa que vá receber o Reiki, saiba a que método está exposto.
Eu sou mestre em Reiki pelo sistema Usui tibetano e, ao longo dos meus 16 anos como reikiana iniciada, estudei diferentes sistemas: Karuna Reiki I e II e Anahata Reiki. Esses, no entanto, são apenas alguns dos exemplos dentre tantos outros que existem.
Esses diversos sistemas são basicamente canalizados e difundidos por diferentes mestres, ou seja, mestres que receberam e perceberam potenciais em outros símbolos que o sistema Usui não utilizava. A experiência de alguns mestres mostra que a energia curativa aumenta a frequência e a força.
No caso do Karuna Reiki, a tradução de Karuna é: “qualquer ação que se toma para diminuir o sofrimento dos outros”. Sogyal Rinponche, no seu “Livro Tibetano da Vida e da Morte”, define um termo que é a base desse ensinamento: a compaixão – “não é apenas um sentimento de simpatia pela pessoa que se encontra em sofrimento, não se trata apenas de um calor de coração para a pessoa que será amparada, ou um reconhecimento nítido e claro das necessidades, mas a determinação de uma prática de fazer tudo que é possível para aliviar o sofrimento do outro.” É esse sentimento de doação e de vibração em prol da cura coletiva que norteia o sistema Karuna.
Já o sistema Anahata Reiki atua especialmente no centro cardíaco, e também surge da fusão do Reiki Usui com a meditação. A partir disso traz o símbolo de consciência cósmica para uma maior conexão com o campo energético cardíaco.
Não existe exigências quanto ao local em que se possa acessar e aplicar o Reiki depois de ter sido devidamente sintonizado, no entanto recomenda-se que se procure um ambiente tranquilo para que o receptor receba a energia de forma amorosa, segura, com bem-estar físico. Para isso, alguns cuidados são fundamentais: ventilação, iluminação e temperatura do ambiente. Música e aroma também são importantes instrumentos a serem utilizados pelo reikiano para levar mais bem-estar a quem está sendo atendido.
O contato físico das mãos do reikiano com o receptor é opcional e deve ser sempre alinhado com a pessoa que está sendo atendida para que ela sinta conforto durante a sessão. É orientado que se inicie o tratamento com a energia Reiki pelo chakra coronário e finalize pelos pés. Os atendimentos de Reiki também podem acontecer a distância, desde que o reikiano seja habilitado a partir do Nível II.
Nível I – O despertar da consciência
Uma vez iniciado, permite que a pessoa se torne um canal de Reiki para a sua própria autoaplicação e aplicação presencial em outras pessoas. Age nos chakras propiciando equilíbrio e aumentando o padrão vibracional. Atua especialmente a nível físico.
Nível II – A transformação
Requer iniciação complementar para sintonização aos símbolos que são chaves para serem utilizadas e permite o envio de Reiki a distância. A partir desse nível também é possível enviar Reiki a eventos do passado, auxiliando, assim, no tratamento de questões emocionais que tenham sua origem na infância. Atua, especialmente, a nível emocional.
Nível III A e B – A consciência
A sintonização a partir do terceiro nível é para mestres (III A – mestre de si mesmo, III B – mestre de outros). Este é o nível que amplifica ainda mais o padrão vibratório e é recomendado que seja experienciado depois de ter vivenciado a prática clínica com os níveis I e II do Reiki.
Todos os mestres/professores são iguais no fato de terem a habilidade para iniciar novos reikianos. O que muda são as escolas e padrões desenvolvidos em razão das diferentes vivências pessoais. Todos estamos a serviço da vida e buscamos evoluir na dimensão.
Desejo um caminho cheio de corações reikianos reverberando para o melhor bem da coletividade.
Agradeço à divina mãe,
à energia e saúde física do meu ser,
À vitalidade das minhas células,
O perfeito funcionamento de glândulas, tecidos e órgãos.
Reconheço o meu bem-estar emocional.
Acesso a luz da sabedoria e intuição para melhor decisão diante de qualquer desafio; compreendo que eles ocorrem para o meu melhor bem e para o bem de todos.
Determino viver de acordo com os preceitos da minha alma, pois
SOU amorosa
SOU saudável
SOU alegre
SOU Tolerante
e, permeada pelo mais puro amor do Criador, reconheço a força de vida que habita em mim. Gratidão, Gratidão, Gratidão.
Por: Fran Kollas
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |