O que são Florais de Bach

É uma prática terapêutica baseada no uso de essências derivadas de plantas estudadas e descritas pelo doutor Edward Bach com o intuito de tratar as pessoas. A base do tratamento está em reconhecer as emoções e, a partir de então, tratar o conflito mais evidente. Dr. Bach descreveu 38 essências e classificou-as por grupos de acordo com o padrão a ser tratado, como medo, solidão, incerteza. Os florais compõem a lista das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

“Procure o conflito mais evidente da pessoa, dê-lhe o remédio, assim como todo o encorajamento e esperança, e deixe que as forças curativas da própria pessoa façam o resto” (Edward Bach).

Para que servem Florais de Bach?

Seu preceito básico é tratar a PESSOA e não a DOENÇA. Dr. Bach desenvolveu seus estudos com base na sua vivência médica, experiência pessoal e observação dos diferentes tipos de personalidade de seus pacientes. Em suas horas de lazer ele gostava de observar como as pessoas se expressavam e tinham tipos claros de personalidade. Durante sua trajetória profissional, a partir dessa percepção, ele dedicou o resto de sua vida a buscar uma nova forma de cura.

A filosofia do doutor Edward Bach

A base do trabalho do doutor Bach deu-se a partir da experiência com vacinas e pesquisa homeopática. Ele viveu um grande conflito com os limites da medicina alopática que se destinava a tratar sintomas com medicações que traziam prejuízos e efeitos colaterais. Ele acreditava muito no potencial da medicina homeopática proposta por Hahnemann no século XVIII, e, a partir desse princípio, ousou pesquisar e desenvolver um sistema de cura seguro e inofensivo. Os estudos do Dr. Bach trazem um grande legado para a humanização da saúde.

O objetivo era auxiliar as pessoas a recuperar a saúde física, mental e espiritual, ou seja, ele considerava a integralidade do ser. Ele acreditava que a doença se manifesta quando existe uma desarmonia ou um conflito entre a expressão da alma e as ações mentais/emocionais. Doutor Bach passou por um câncer, ainda jovem, foi operado e teve uma estimativa de vida de 3 meses. Contrariando os prognósticos, porém, ele voltou a trabalhar, pesquisar e desenvolver um sistema de cura para recuperar a saúde.

Doutor Bach classificou que existem 12 tipos básicos de personalidade. Nos dois primeiros anos de seus estudos com as plantas ele descreveu os estados de ânimo negativo e positivo dessas diferentes personalidades. Esses florais ele chamou de os 12 curadores.

Ele e seus colegas estavam cientes da ligação desses 12 curadores com o zodíaco e os meses do ano. Em seus escritos ele deixou registrado muitos estudos sobre espiritualidade e as grandes religiões existentes. Acredita-se que Bach se inspirou em Cristo, que escolheu 12 apóstolos para levar o trabalho adiante. Assim, ele buscou também as 12 plantas denominadas curadores. No total, doutor Bach descreveu 38 essências – 12 curadores, 19 complementares e 7 auxiliares.

Como os Florais de Bach devem ser usados?

Acredito no uso individualizado do floral de acordo com os preceitos e filosofia do doutor Bach, por isso é importante saber qual é a essência floral que representa a missão de alma do indivíduo, e, assim, identificar as emoções que estão desencadeando o conflito para, então, prescrever o tratamento.

Os florais não têm contraindicação, porém é recomendado que se faça uma consulta com um terapeuta para que se consiga entender o caso clínico e, a partir disso, iniciar o tratamento. A compreensão e uso dos florais é um processo aberto. Mediante o universo descrito e deixado como legado pelo doutor Bach você pode iniciar uma história de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Como escolher os Florais de Bach?

Pode ser escolhido a partir do tipo de temperamento da pessoa. O primeiro grupo de florais descoberto entre 1928 e 1932 são os chamados 12 curadores. Cada um desses florais tem uma descrição positiva e negativa. Ele associou o termo “doença” ao estado emocional negativo e cada planta utilizada na elaboração do floral leva em consideração os aspectos botânicos: hábitat e padrão de vida. Assim, ele fez a associação das essências com os temperamentos das pessoas. Uma boa maneira de começar é identificar o nosso próprio tipo de temperamento.

Planta do Floral

Estado de ânimo negativo

Estado de ânimo positivo

Impatiens

Impaciência

Ação – Ritmo

Mimulus

Medos reais/
Timidez

Segurança/
Empatia

Clemantis

Dispersão/
Indiferença

Ancoramento/
Foco

Agrimony

Felicidade Aparente

Paz interior

Chicory

Autopiedade/
Possessividade

Amor incondicional

Vervain

Entusiasmo Exacerbado

Respeito à opinião alheia

Centaury

Vontade enfraquecida

Força e poder interior

Cerato

Hesitação

Confiança na intuição

Scleranthus

Indecisão

Determinação

Wather Violet

Alienação/
Orgulho

Envolvimento/
servir ao próximo

Gentian

Dúvida pela Falta de Fé

Perseverança

Rock Rose

Terror

Coragem

Fonte: Aprenda a usar florais de Bach – Healingherbs.

Os 19 florais complementares

“Não há dúvidas de que esses novos remédios agem em um plano diferente dos primeiros. Eles são mais espiritualizados e podem nos ajudar a desenvolver o nosso eu interior, que tem poder de superar todos os medos, todas as dificuldades, todas as preocupações, todas as doenças.” (Coletânea de Escritos de Edward Bach, p. 34).

Os Sete auxiliares

Após descrever os Sete Auxiliares, doutor Bach sentiu ter desenvolvido um sistema de cura que envolve os tipos básicos de personalidade e resolvia as dificuldades apresentadas a longo prazo por seus pacientes.

“A seguir vamos pensar nas doenças que resistem muito tempo. Se o paciente não melhora quando aparentemente o Curador correto é administrado, existem mais sete remédios como alternativa, pois, quando uma doença é antiga, está mais resistente e pode precisar de um reforço extra para começar a responder ao tratamento. Os sete remédios para esses casos são chamados de Os Sete Auxiliares.” (Coletânea de Escritos de Edward Bach, p. 79).

Minha história com os florais – atendimento terapêutico

Antes de qualquer definição do que é e como fazer uso, senti a necessidade de descrever como os florais chegaram à minha jornada. Eu vinha de um processo de autoconhecimento e autotransformação, porém cheguei em uma etapa da jornada que não tinha mais clareza do que a vida estava querendo de mim.

Mudei hábitos alimentares, inseri atividade física no cotidiano e, especialmente, vinha fazendo as pazes com meu lado espiritual, resgatando a minha fé. Depois de todas as buscas e tratamentos físicos, vivi novamente o período de luto de mais um negativo. Esse último processo me fez ter a consciência de que eu talvez tivesse medo de ser mãe, medo do futuro; mesmo que de forma inconsciente, tive essa sensação. Eu queria acessar qual era a origem daquele conflito.

Como bióloga e terapeuta integrativa, sempre tive a vontade de estudar sobre os florais, no entanto eu buscava uma formação que não fosse baseada somente em parâmetros botânicos, e assim, tive a oportunidade de fazer a formação pela Healing, com professoras que me ensinam a importância do olhar individualizado e, especialmente, observar que cada um de nós tem uma essência única.

Foi durante a minha formação em terapia floral que engravidei. Muito mais do que teoria, acredito na promoção à saúde a partir de experiências reais. É com esse olhar de amor a cada alma corajosa que está aqui buscando ser a sua melhor versão, que te convido a conhecer um pouquinho mais sobre o universo dos Florais de Bach.